top of page

5 dicas para evitar o furto de sua moto

  • Foto do escritor: Alisson Lima
    Alisson Lima
  • 6 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Infelizmente, o número de roubos e furtos de motocicletas no Brasil não é baixo, e esse número aumenta ainda mais nos últimos meses do ano. São Paulo e Rio de Janeiro detêm da maior parcela de roubos e furtos do Brasil, sendo a capital de São Paulo a cidade com a maior, sendo 41,9% dos roubos e 34,7% de furtos de motos ocorridos na maior capital do país entre outubro de 2018 e setembro de 2019. Diante desses fatos, separamos aqui algumas dicas que você poderá usar para prevenir o furto de sua motocicleta.


Vale lembrar que todas essas dicas não são o suficiente para impedir toda e qualquer forma que algum mal-intencionado pode usar para te dar prejuízo. Mantenha seu veículo assegurado.

1ª – Trava de direção

Parece besteira lembrá-los desse item, mas esquecer de travar a direção da moto e até mesmo a chave na ignição facilita demais a ação dos bandidos (o que não é tua intenção, não é mesmo?). A forma de ativar a trava de direção pode variar de moto para moto, mas todas possuem e é um item de fábrica, então fique atento ao manual do proprietário da sua.


Geralmente, basta virar o guidão da moto totalmente para a esquerda e girar a chave na ignição também para a esquerda. Alguns modelos podem também ou somente travar para a direita e o princípio continua sendo o mesmo. Algumas motos custom podem ter a tranca separada do sistema de ignição, nesses casos a entrada para a chave pode ficar na lateral direita, no chassi, entre o tanque e o garfo.


Algumas possuem sistema de ignição por uma espécie de controle remoto, ou dispositivo com sensor de presença. Cabe a você checar no manual do proprietário de sua motocicleta.

2ª – Corrente com cadeado

Uma boa corrente com cadeado pode ser o suficiente para o malfeitor desistir de levar a sua motocicleta para a casa dele, isso pois quanto mais difícil para o ladrão for furtar tua moto, mais vezes o dito cujo vai pensar antes de mexer nela. Se isso for de seu interesse, através desse link você pode adquirir uma.


Basta você passar a corrente por dentro da roda de sua moto e pelo sistema de amortecimento, chassi ou até mesmo pela outra roda da moto, dependendo do tamanho da corrente. Tenha sempre a atenção para lembrar de tirar a corrente da roda da moto antes de sair com ela (para sua segurança e a da sua moto).

3ª – Trava de disco com alarme



Essa é uma das melhores opções de proteger sua moto contra furtos, porque é um dispositivo relativamente barato, que trava a roda da sua moto através do disco de freio e que possui alarme com sensor de movimento. Se alguém tentar movimentar sua moto o alarme é acionado escandalosamente. Além disso a roda continua travada.


A vantagem desse dispositivo é que diferente de um alarme convencional, ligado à bateria da moto, a trava de disco com alarme possui uma bateria própria. Outra vantagem, essa agora sobre a corrente com cadeado, é que se você esquecer o dispositivo no disco, ele vai apitar e te avisar que você é tão esquecido quanto o redator desse artigo. Existe algumas opções de travas de disco no nosso mercado e você pode observar e adquirir algum através do link.

4ª – Cuidado com a localização

Procure deixar sua moto em um local movimentado, próximo à lojas e estabelecimentos comerciais em geral, isso pode intimidar os ladrões. Se estiver de noite, procure um lugar com bastante iluminação


A gente sabe que nem mesmo se você deixar a moto na frente de uma delegacia ela estará 100% segura, mas como eu já disse, dificultar a ação de bandidos é o que pode salvar a sua moto de ser levada pelo Sr. ou Sra. “Vítima da sociedade”.


5ª – Não compre peças/motos sem procedência

Da mesma forma que padaria só vende pão porque tem alguém com fome, ladrão só vende o roubo porque tem quem o compre. Nem todas as motos que são roubadas/furtadas são usadas para ostentar nas festinhas e comunidades. A maioria delas são desmanchadas e têm suas peças vendidas no mercado paralelo. E, pasmem, muitas vezes essas motos são encomendadas por alguém que tem uma do mesmo modelo e quer uma peça com o preço mais barato que o das lojas e concessionária, ou caiu com a moto e quer comprar o tanque, carenagem e semelhantes mais barato e mais rápido do que as concessionárias vendem e entregam.


Antes de comprar uma peça ou item para sua moto, qualquer que seja ele, pense bastante antes de tomar a decisão de comprar algo de procedência duvidosa. Hoje você pode comprar o item roubado, amanhã a sua moto pode ser a encomenda.


Gostou do artigo? Tem algo que deixamos de citar? Concorda ou discorda de algo que foi passado? Deixe seu comentário, temos certeza que irá agregar ainda mais sobre o assunto.

No mais, bons ventos!

Comments


bottom of page